quarta-feira, 3 de abril de 2013

Como conseguir dinheiro para pagar a sua Universidade


Se por algum motivo você não teve acesso a uma universidade federal, pode recorrer para o ensino superior particular.
No entanto, os custos altos são um fator que desanima muitos estudantes.
Confira dicas para conseguir o dinheiro e obter sua formação.
Se você não tem a intenção de estudar como um louco para passa passar em uma universidade federal, ou se fez isso e não obteve os resultados desejados, pode acabar apelando para as universidades particulares. Esse tipo de ensino representa um custo elevado, mas necessário para a sua formação e o sucesso da sua carreira.
Relacionados:
Em geral a formação universitária pode abrir muitas portas no mercado de trabalho, oferecendo melhores oportunidades de emprego e, consequentemente, melhor qualidade de vida. Mas como recorrer a essa ajuda sem o dinheiro necessário para isso? Confira 11 dicas para conseguir dinheiro para a universidade:
Como conseguir dinheiro para a universidade: 1. Solicite dinheiro de concessão
Você pode pedir subsídios do governo ou mesmo grandes empresas estatais. Muitas organizações financiam bolsas universitárias para os estudantes que passam por dificuldades econômicas. Tenha em mente que as concessões de bolsas não são feitas por ordem de chegada, e sim por meio de uma avaliação.

Como conseguir dinheiro para a universidade: 2. Solicite ajuda por meio do FAFSA
Você pode fazer uma solicitação gratuita no FAFSA (Free Application for Federal Student Aid) e estudar nos Estados Unidos. Preencha o formulário e envie pela internet. Geralmente, se você pretende se inscrever para o ano escolar seguinte deve enviar o formulário no primeiro dia desse ano. Ou seja, se o seu objetivo é estudar durante o ano de 2013, envie o seu formulário no dia 1º de janeiro.
Como conseguir dinheiro para a universidade: 3. Negocie pacotes de ajuda financeira
Inicialmente as universidades oferecem poucos benefícios para os estudantes que se matriculam, mas você pode questionar a administração sobre a concessão de bolsas de estudos ou mesmo descontos.
Como conseguir dinheiro para a universidade: 4. Participe dos programas federais
Os programas federais também são uma opção, como o ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas. Fique atento aos requisitos necessários para se inscrever no programa e às datas de inscrição. Para concorrer a bolsas do ProUni é necessário ter feito a prova do Enem do ano anterior.
Como conseguir dinheiro para a universidade: 5. Busque oportunidades de bolsa para o exterior
Você também pode pleitear bolsas de estudo para cursar sua graduação fora do Brasil. Um bom exemplo disso, por exemplo, é o programa Ciência sem Fronteiras que, em parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), oferece oportunidades para diversos países da Europa e para os Estados Unidos.
Como conseguir dinheiro para a universidade: 6. Participe dos programas do seu Estado
Da mesma maneira que o Governo Federal oferece programas de inserção no Ensino Superior, verifique quais são as ações correntes no seu Estado com o mesmo fim.
Como conseguir dinheiro para a universidade: 7. Peça apoio a instituições
Caso a ajuda do Governo Federal ou do Estado não for suficiente, uma boa saída é recorrer a empresas e instituições de apoio. Grandes empresas possuem, em geral, programas de incentivo à formação.
Como conseguir dinheiro para a universidade: 8. Fique atento aos programas de bolsas
Muitas universidades oferecem bolsas acadêmicas, por projetos de pesquisa ou mesmo esportes. Entre em contato com as universidades do seu interesse e verifique a possibilidade de conseguir uma bolsa a partir de outros talentos que você possui.
Como conseguir dinheiro para a universidade: 9. Peça ajuda na empresa onde trabalha
Se você já está empregado veja se existe a possibilidade de a empresa contribuir para a sua formação. Em alguns casos o investimento na sua especialização será útil para a empresa e eles aceitarão arcar com as despesas.
Como conseguir dinheiro para a universidade: 10. Utilize programas de financiamento
Você pode optar por programas de financiamento, como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do MEC (Ministério da Educação) que concede bolsas de financiamento a estudantes matriculados em cursos de ensino superior não gratuitos, para custear o seu curso. Além disso, alguns bancos também oferecem opções de financiamento para estudantes.
Como conseguir dinheiro para a universidade: 11. Recorra aos cursos online
Diversas universidades oferecem cursos semi-presenciais ou à distância com certificação formal. Outra opção são os cursos online sem certificação. Várias universidades internacionais e brasileiras estão disponibilizando seus cursos por meio de vídeos na internet. Embora esse não seja um curso formal, ainda pode ajudar você a se especializar em algum assunto.

0 comentários: