terça-feira, 16 de abril de 2013

Delegacia online permite BO – Boletim de ocorrência via internet


Dica de como acessar o serviço de BO – Boletim de ocorrência via internet disponibilizado pela Delegacia eletrônica.
Como funciona a Delegacia Online
Pouco conhecido de boa parte dos internautas, o Boletim de Ocorrência Eletrônico pode ser emitido via internet e está disponível no site da Delegacia Eletrônica é o que podemos chamar de de B.O Eletrônico. Uma evolução considerável na maneira como os serviços públicos estão sendo oferecidos aos cidadãos. Porém, é bom ficar atento, pois em alguns casos não será possível fazer o b.o pela internet.
O serviço de bo – boletim de ocorrências pela internet está disponível no site da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo não estando disponível para outros estados da federação. Eu particularmente não usei o serviço ainda, graças ao meu bom Deus, mas para aqueles que precisar creio que é uma boa e rápida alternativa.
É possível registrar o Boletim de ocorrência pela internet nas seguintes situações:
  • Furto de veículo
  • Furto ou perda de documentos
  • Desaparecimento de pessoas
  • Encontro de pessoas
  • Furto ou perda de placas
  • Furto ou perda de celular
Caso o bem tenha sido subtraído mediante violência ou grave ameaça à pessoa (o que caracteriza roubo, e não furto), não é possível registrar seu Boletim de ocorrência pela internet; neste caso será necessário procurar um distrito policial ou uma delegacia mais próxima de você. Acidentes de trânsito e outras ocorrências não poderão ser feitas via internet.
Relacionados:
O endereço para a emissão do boletim de ocorrência no estado de São Paulo éhttp://www.ssp.sp.gov.br/bo/ e as informações acima foram extraídas do próprio site.
Veja o vídeo abaixo onde o delegado explica como funciona internamente e o que acontece quando você registra um BO pela internet.

Observações importantes

  • EmailÉ necessário informar um email válido para fazer o BO, pois através dele você receberá a confirmação se o boletim foi registrado ou não.
  • RouboFurto pode ser registro pela internet, roubo não. Lembrando a caracterização de roubo é: crime realizado mediante ameaça ou violência – cometido por uma ou mais pessoas, armadas ou não.
  • DocumentosSegundo a Delegacia Eletrônica, quando você faz um boletim de ocorrência relatando a perda de documentos como o RG, por exemplo, se este documento for do estado de São Paulo ele é cancelado e mesmo que o documento seja encontrado é necessário tirar uma segunda via.
  • CancelamentoAinda segundo a Delegacia Eletrônica não é possível fazer o cancelamento.

BO pela internet em outros estados do Brasil

Como inicialmente falei do BO eletrrônico apenas para o estado de São Paulo, estou relacionando outros estados que também estão oferecendo a emissão do boletim de ocorrência pela internet. Confira nos links abaixo:
Estado de Santa Catarina
Boletim de ocorrência online (Bo cidadão): http://sistemas.sc.gov.br/bocidadao/
Estado de Pernambuco
Boletim de ocorrência para pessoas físicas e jurídicas (Delegacia interativa)
Estado do Rio Grande do Sul
O Boletim de ocorrência é feito no site da delegacia on-line: http://www.delegaciaonline.rs.gov.br
Estado de Sergipe
O serviço de boletim de ocorrência esta disponível na delegacia interativa: http://www.delegaciainterativa.se.gov.br/
Estado da Bahia
Serviço disponível em: http://www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br/main/ (dica enviada pelo Luiz Pena de Salvador / BA)
Estado de Minas Gerais
Na data da consulta o serviço não estava disponível, mas havia uma indicação da delegacia eletrônica que possivelmente já possa estar funcionando. Veja no seguinte link:http://www.pc.mg.gov.br/internas/delegaciavirtual/idelegaciavirtual.php

2ª via do Boletim de Ocorrência

O serviço de BO disponibilizado na internet é bastante limitado aos casos acima citados, bem como a emissão do mesmo.
É bom que fique claro que ele não pretende substituir o bo tradicional,mas é apenas um serviço que visa facilitar a vida do cidadão em algumas situações.
Emitir 2ª via, por exemplo, é uma prática que será necessário o comparecimento presencial em uma delegacia ou orgão ligado à Secretaria de Segurança Pública de seu estado. Pelo menos por enquanto a emissão de 2ª via não está disponível na internet.
Veja também sobre outros serviços úteis que escrevemos, como o Atestado de antecedentes criminais, o cadastro da Nota Fiscal Paulista e ainda uma dica de como emitir a certidão negativa na Polícia Federal.
Se tiver algum dúvida sobre como fazer o boletim de ocorrência pela internet, acesse os sites acima e solicite informações na página de contato ou dúvidas frequentes.
Se o seu estado disponibilizou também o serviço de boletim de ocorrência via internet, avise para que possamos atualizar a nossa lista dos estados brasileiros que oferecem o serviço online.
Não custa lembrar que denuncias falas são chamados trotes são crime e pode dar cadeia.
Fonte: luis.blog.br

2 comentários:

  1. FUI roubado em minha casa,certidao de casamento,a escritura de minha casa,todos os documentos de separaçao de bens,na rua antonio cassillo filho 182 jardim s mateus sorocaba sp cep 18076220.

    ResponderExcluir