quarta-feira, 3 de abril de 2013

Por que devo fazer trabalho voluntário? O que ganho com isso?


Devo fazer trabalho voluntario?
Em algumas empresas o voluntariado tem sido utilizado como critério de seleção, especialmente em grandes empresas. “O profissional passa a ver as pessoas com outros olhos, o que é muito bom em organizações maiores onde todos tendem a se voltar para si mesmas.
Ao enxergar o outro, você desenvolve competências que exigem colocar em prática a consciência de reciprocidade”, acredita ele. De acordo com Ferreira, ao agir em prol de terceiros o voluntário desenvolve a consciência de que o retorno pelo trabalho não precisa ser, necessariamente financeiro.
Relacionados:
A argumentação decorre dos novos modelos de gestão que, informa Ferreira, têm sido implantados nas empresas que têm como base o bem estar sócio-ambiental.
Mas o que é voluntariado?
O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. É uma profissão de prestígio, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.
O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não-governamentais, componentes do Terceiro Setor.
Que tipo de trabalho voluntário devo fazer?
Há diversas oportunidades espalhadas no mundo, e uma delas é especial para você. Não é necessário ser médico, por exemplo, para fazer trabalho voluntário. Você pode ajudar de diversas formas. Procure organizações em países de seu interesse e confira o que você pode fazer para contribuir.
Como aproveitar o voluntariado no currículo
- Comece por uma área onde se sinta mais seguro e confortável. Com o passar do tempo e até devido à restrição de recursos comum a projetos sociais, é provável que você precise contribuir com outras áreas;
- Procure se envolver efetivamente com o trabalho e não fazer da prática apenas um elemento de promoção pessoal. Além do aprendizado ser mais efetivo, a paixão pelo que se faz é mais importante do que a mera informação no currículo;
- No entanto, não deixe de informar no currículo todos os trabalhos dos quais participou, as atividades desenvolvidas e o tempo dedicado a cada um deles;
- Comece cedo. A atuação com projetos sociais voluntários, além de contribuir com o processo de formação do indivíduo, pode auxiliar profissionais em início de carreira que não têm experiência.
Onde fazer o voluntariado?
Você não precisa ir para o outro lado do mundo para ser voluntário. Talvez a biblioteca de seu bairro precise de ajuda ou alguma organização de proteção a animais abandonados. Procure por aquilo que você gosta, quer preservar e que está ao seu alcance.
Qual a melhor idade para se fazer trabalho voluntário?
Há programas para voluntários de todas as idades. Alguns exigem que os candidatos sejam maiores de idade, 18 ou 21 anos, dependendo do país de origem. Outros, porém, não possuem restrições e podem ser feitos por qualquer indivíduo que deseje contribuir.

0 comentários: