quarta-feira, 3 de abril de 2013

Quer ser promovido na sua empresa? Então aprenda a dormir!


Com uma vida tão 24hs, ligados em celulares, computadores, notebooks, trabalho, reunião, filhos, escola, transito, contas, impostos, fica quase impossível deitar a cabeça no travesseiro e ter uma boa noite de sono.
Relacionados:
Porém dormir bem pode ser um grande aliado para um excelente rendimento no trabalho e prevenção do estresse diário, isso é o que afirma Enata Federighi, consultora do sono, a redução do período do sono pode causar danos cognitivos, irritabilidade e liberação do principal hormônio relacionado ao estresse, o cortisol.
“O sono reequilibra o organismo produzindo, além do GH (hormônio responsável pelo crescimento e renovação dos músculos), a serotonina, o hormônio responsável pela sensação de prazer”, afirma Enata.
 Veja as dicas da consultora para garantir noites bem dormidas e dias bem aproveitados:
 - Ao dormir, dê preferência à posição lateral, a mais indicada pelos especialistas. Tanto faz se é do lado direito ou do lado esquerdo. Quem dorme de lado deve usar um travesseiro para apoio da cabeça, e outro entre os joelhos, que devem estar semiflexionados.
 - Escolha o travesseiro certo. Ele deve preencher exatamente o espaço entre a cabeça e o colchão, alinhando a coluna cervical com o tronco, melhorando a circulação sanguínea e facilitando os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos.
 - Fuja de estímulos sonoros que possam atrapalhar o sono. Hora de dormir é hora de silêncio.
 - Durma em ambientes escuros. A luz prejudica os ciclos biológicos e a produção hormonal, já que quando dormimos na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã.
 - Coma alimentos leves antes de deitar. Evite aquele que promovem o aumento dos níveis de insulina (acionando o metabolismo) e que podem influenciar na qualidade do sono. Quanto maior a refeição noturna, maior dificuldade de digestão e pior o sono.

0 comentários: